Como publicar

Como publicar/2017

CONSULTE  O EDITAL 2017 PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS E PROPOSTAS DE TRADUÇÃO

Edital de submiss√£o Editora UFPR 2017

Anexo I 2017 РProposta de publicação

Anexo II 2017 РProposta de publicação de tradução

Anexo III 2017 – Termo de entrega de Arquivo Final

ANEXO IV Р2017 РModelo de Contrato de Edição de Livro Impresso

ANEXO V Р2017 РModelo de Contrato de Edição de Livro Digital Gratuito

ANEXO VI Р2017 РModelo de Contrato de Cessão de Direitos de Tradução

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Quem pode publicar um livro pela Editora UFPR?

A Editora está aberta ao recebimento de originais para publicação e/ou tradução de qualquer proponente, independentemente de sua vinculação com o ensino superior.

  1. Que tipo de livro a Editora UFPR publica?

√Č aconselh√°vel que os proponentes examinem o cat√°logo da Editora antes de encaminhar um original, para avaliar se sua proposta se encaixa em nosso perfil editorial. Em linhas gerais, a Editora UFPR se dedica √† publica√ß√£o de textos acad√™micos,¬† cient√≠ficos e culturais, sem restri√ß√£o a qualquer √°rea do conhecimento

  1. A Editora UFPR publica teses e disserta√ß√Ķes?

As exig√™ncias acad√™micas feitas a um texto para aprova√ß√£o diante de uma banca de defesa s√£o diferentes daquelas que se imp√Ķem a um livro. As teses e disserta√ß√Ķes se dirigem a um p√ļblico espec√≠fico e seguem normas estabelecidas pela institui√ß√£o em que foram produzidas. Dessa maneira, um texto originalmente concebido e escrito como tese ou disserta√ß√£o poder√° ser publicado pela Editora UFPR se for retrabalhado formal, te√≥rica e linguisticamente, a fim de ser adequado ¬†√† interlocu√ß√£o de um p√ļblico mais amplo que aquele determinado pelo ritual acad√™mico.

  1. Qual o procedimento para o envio de originais?

Ver orienta√ß√Ķes no Edital vigente.

  1. Como é feita a seleção dos originais?

Todos os originais encaminhados à Editora são examinados por pareceristas independentes, que são especialistas e/ou pesquisadores da(s) área(s) contemplada(s) pela obra a ser avaliada. Baseado nos pareceres e, quando necessário, na análise do próprio original, o Conselho Editorial faz a seleção das obras a serem programadas e publicadas.

As propostas de tradução são examinadas por dois especialistas, um da área e outro da língua de origem do texto original, a fim de avaliar a qualidade do texto traduzido.

Nenhum livro √© publicado pela Editora UFPR sem que o Conselho Editorial¬†‚Äď composto pela Dire√ß√£o da Editora e por um representante de cada Setor da UFPR¬†‚Äď assim decida. Isso significa que, mesmo obras que eventualmente ¬†possuem recursos para publica√ß√£o ‚Ästsejam recursos pessoais ou de qualquer fonte de fomento ¬†-, somente passar√£o a integrar a programa√ß√£o da Editora da UFPR em caso de aprova√ß√£o pelo Conselho Editorial.

  1. Em quanto tempo ser√° dada uma resposta?

O processo de avalia√ß√£o por pareceristas ad hoc leva (em condi√ß√Ķes normais, isto √©, fora do per√≠odo de f√©rias ou de suspens√£o de atividades por qualquer motivo) at√© 90 dias ap√≥s o envio dos materiais; as propostas com pareceres suficientes ¬†s√£o reunidas e analisadas pelo Conselho Editorial, que se re√ļne de 3 a 5 vezes por ano. A comunica√ß√£o do resultado √© feita por e-mail em at√© 48 horas ap√≥s a sess√£o do Conselho.

  1. Que tipo de resposta o autor pode obter?

O resultado final da avaliação poderá ser um dos seguintes:

1- Obra aprovada para inclusão na programação sequencial da Editora.

2- Obra com¬†aprova√ß√£o condicionada¬†‚Äď quando o Conselho exigir ajustes no texto como condi√ß√£o para aprova√ß√£o; a crit√©rio do Conselho, o original pode passar por uma √ļltima avalia√ß√£o¬†ad hoc¬†para verifica√ß√£o das altera√ß√Ķes.

3 РObra aprovada, mas com edição condicionada à existência de recursos, quando a proposta for considerada adequada, mas, em função de suas características, a publicação necessitar de recursos adicionais de financiamento.

4- Obra não aprovada.

  1. Quanto tempo leva para o livro ficar pronto?

A programação editorial considera a data em que o arquivo final, gravado em CD, dá entrada na Editora; no entanto, como são dezenas de títulos na fila de produção, os arquivos não são trabalhados imediatamente após a entrega do CD, mas conforme a ordem de entrada estabelecida na programação.

Na produção o livro passa por uma primeira revisão geral, de texto e de formatação, à qual o/a proponente deve responder; com a resposta, o arquivo é ajustado; em seguida, é diagramado e passa por nova revisão, para ajustes já no formato livro; ganha capa, orelhas, quarta capa; é encaminhado novamente ao/à proponente, para verificação, e só então é enviado para impressão.

A duração dessas etapas depende não só das características do texto, que pode exigir mais ou menos tempo de revisão e editoração, mas também da resposta dos proponentes e da programação de impressão, necessariamente atrelada ao orçamento anual da Editora.

  1. Com funcionam as cole√ß√Ķes?

As cole√ß√Ķes s√£o de iniciativa da Editora ou de organizadores – as propostas precisam ser detalhadas,¬† justificadas¬† e submetidas √† aprova√ß√£o do Conselho Editorial – e cada volume √© avaliado como os demais originais ou propostas de tradu√ß√£o. Tamb√©m √© poss√≠vel incluir um novo original ou tradu√ß√£o em cole√ß√Ķes existentes. Atualmente s√£o 7 cole√ß√Ķes aprovadas (veja detalhes no Cat√°logo 2016)

Coleção Arquitetura e Memória (primeiros títulos no prelo)

Coleção Ciência & Império

Coleção Direitos Humanos

Coleção Estudos em Bioética

Cole√ß√£o Inf√Ęncia: Educa√ß√£o Infantil, Hist√≥ria, Cultura

Coleção Luteria, História & Cultura Musical

Coleção Semeando Novos Rumos/Sembrando Nuevos Senderos

Se voc√™ tem uma d√ļvida ainda n√£o esclarecida, entre em contato conosco pelo email editora@ufpr.br

 




Editora Universidade Federal do Paraná
Rua João Negrão, 280 - 2º andar
CEP: 80010-200 - Curitiba - Paraná
Tel.: (41) 3360-7489