Lançamento do livro “Flexíveis, virtuais e precários?” ocorre nesta quinta (27)

Na próxima quinta-feira (27/09) acontece no Palácio do Paço da Liberdade o lançamento pela Editora UFPR do Livro “Flexíveis, virtuais e precários?”, organizado por Maria Aparecida Bridi, professora do Departamento de Sociologia (Deciso), e Jacob Carlos Lima, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O livro traz um panorama do perfil de trabalhadores de Tecnologia de Informação (TI) e da organização da produção do setor, entre outros temas relacionados.

Reunindo pesquisas realizadas em países como Brasil, Argentina, México e Espanha os artigos tratam entre outros temas das condições e relações de trabalho e das novas categorias de trabalhadores do setor. Essas categorias tem recebido denominações diversas como trabalhadores “informacionais”, “digitais” ou “virtuais”.

Segundo Bridi, os textos “buscaram refletir sobre a natureza do trabalho em tecnologia da informação, mas especialmente daqueles que produzem as ferramentas (softwares) que vem alterando as maneiras de trabalhar, de produzir, de estudar, de se relacionar e até de fazer política”. Segundo a pesquisadora destacou que o livro traz informações que muitas vezes contestam a imagem que se tem no setor.

Lançamento do livro “Flexíveis, virtuais e precários?”
Local: Livraria do Sesc – Palácio do Paço da Liberdade, praça Generoso Marques
Data: 27 de julho de 2018