ATLAS ANATÔMICO E HISTOLÓGICO DO CARANGUEJO-UÇÁ
Autor: Gisela Geraldine Castilho - Westphal, Antonio Ostrensky, Diogo Barbalho Hungria, Karin Cristina Escobar Yamashiro, Livia Blanche Mathieu Graf e Walter Antonio Boeger
Área: Ciências Biológicas, Ecologia e Meio Ambiente
Ano de publicação 2016

Os caranguejos utilizados na confecção deste atlas provieram das baías de Antonina e Guaratuba, localizadas no litoral paranaense, região sul do Brasil. Todas as coletas foram feitas diretamente das tocas, por catadores da região, e os caranguejos transportados vivos até o laboratório. Ao chegar ali, os espécimes foram inspecionados, para o descarte de eventuais indivíduos mortos ou com lesões que pudessem comprometer a qualidade do estudo. Todas as fotografias e fotomicrografias foram realizadas pela equipe do Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Paraná.