Diálogos sobre a história da Educação dos sentidos e das sensibilidades
Autor: Katya Braghini, Kazumi Munakata e Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (Orgs)
Área: Educação, História
Ano de publicação 2017

“… o conjunto do livro ocupa-se de uma especificidade da história dos sentidos e sensibilidades, que é a transmissão da cultura entre gerações, a educação. Narrar uma história da cultura na particularidade de sua transmissão, que conforma e ou potencializa sentidos e sensibilidades, é o mote dos trabalhos aqui reunidos. Eles resultam de pesquisas que perscrutaram experiências, práticas, representações, prescrições, ideias, que, dispersas, encontram afinidades eletivas no tema da educação dos sentidos e das sensibilidades. Como esses objetos e experiências produzem as sensibilidades?

A empreitada não é pequena, tampouco isenta de dificuldades. A polissemia vocabular não permite um enquadramento temático evidente, tampouco os métodos são ou podem ser comuns. Finalmente, são os documentos – sejam eles o que possam ser – que sugerem o que é ou não a educação dos sentidos e das sensibilidades. Eles dizem respeito à escola em sua permeabilidade social, mas também a outros espaços em que a educação dos sentidos e sensibilidades acontece. O resultado é um livro que, como se poderá constatar, é muito exitoso em seu propósito, inclusive ao deixar um convite para a continuidade dos esforços dos grupos de pesquisa que o compuseram.”

Alexandre Fernandez Vaz