Educação do Campo e os Movimentos Sociais: A produção do conhecimento no período de 1987 a 2015 (Nova Edição)
Autor: Maria Antônia de Souza
Área: Psicologia e Educação
Ano de publicação 2016

Essa obra enfatiza três grandes temas: a Pesquisa em Educação, a Educação do Campo e os Movimentos Sociais. Ela revela a construção do conhecimento sobre educação e movimentos sociais do campo; destaca a Educação do Campo como objeto de estudo no contexto dos movimentos sociais; e permite pensar a produção do conhecimento no movimento social e a interferência desses conhecimentos no ambiente universitário – de onde emergem os grupos de estudos e de pesquisas.

Tudo isso, ao produzir um importante mapeamento da produção do conhecimento no Brasil sobre a temática em questão – construído a partir de uma pesquisa bibliográfica centrada na análise do conteúdo de uma centena de teses e dissertações, dentre 796, defendidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação no Brasil.

Esse mapeamento dá conta da construção teórico-metodológica das pesquisas, dos tipos de pesquisa e do conhecimento construído no período de 1987 a 2015. Dessa forma, o livro acaba revelando que os movimentos sociais vêm gerando interferência na academia ao motivar o surgimento de grupos de pesquisa, cursos de graduação e de pós-graduação, bem como intensificam a produção do conhecimento científico.