Educação do Campo e os Movimentos Sociais: A produção do conhecimento no período de 1987 a 2015 (Nova Edição)
Autor: Maria Ant√īnia de Souza
Área: Psicologia e Educa√ß√£o
Ano de publicação 2016

Essa obra enfatiza tr√™s grandes temas: a Pesquisa em Educa√ß√£o, a Educa√ß√£o do Campo e os Movimentos Sociais. Ela revela a constru√ß√£o do conhecimento sobre educa√ß√£o e movimentos sociais do campo; destaca a Educa√ß√£o do Campo como objeto de estudo no contexto dos movimentos sociais; e permite pensar a produ√ß√£o do conhecimento no movimento social e a interfer√™ncia desses conhecimentos no ambiente universit√°rio ‚Äď de onde emergem os grupos de estudos e de pesquisas.

Tudo isso, ao produzir um importante mapeamento da produ√ß√£o do conhecimento no Brasil sobre a tem√°tica em quest√£o ‚Äď constru√≠do a partir de uma pesquisa bibliogr√°fica centrada na an√°lise do conte√ļdo de uma centena de teses e disserta√ß√Ķes, dentre 796, defendidas nos Programas de P√≥s-Gradua√ß√£o Stricto Sensu em Educa√ß√£o no Brasil.

Esse mapeamento dá conta da construção teórico-metodológica das pesquisas, dos tipos de pesquisa e do conhecimento construído no período de 1987 a 2015. Dessa forma, o livro acaba revelando que os movimentos sociais vêm gerando interferência na academia ao motivar o surgimento de grupos de pesquisa, cursos de graduação e de pós-graduação, bem como intensificam a produção do conhecimento científico.