Educação Física Escolar e Ditadura Civil-Militar no Brasil (1968-1984): Entre a adesão e a resistência e Outros Estudos
Autor: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Área: Educa√ß√£o
Ano de publicação 2018

Ao me dedicar a compreender o que fazia professores escolares agirem como agiram em um contexto autorit√°rio, deparei-me com uma polifonia de perspectivas em rela√ß√£o ao que teria significado a ditadura civil-militar para aqueles educadores, homens e mulheres. Da indiferen√ßa quase completa ao autoritarismo do regime da √©poca, passando pela sua nega√ß√£o e, mais raramente, por elogios √†s suas realiza√ß√Ķes, emanava da fala dos professores certa nostalgia para com um tempo que teria sido melhor. Em alguns casos, eram feitas claras considera√ß√Ķes sobre os costumes e a sua ‚Äúdegeneresc√™ncia‚ÄĚ para justificar esse tipo de passadismo. Apenas muito tempo depois me dei conta de que muitos daqueles professores projetavam na dimens√£o moral o lugar da pol√≠tica. Recuperar a fala desses professores foi um exerc√≠cio vivificador, uma vez que teimamos em esquecer que experi√™ncias s√£o sempre poliss√™micas, e que, para o bem de uma sociedade plural, √© preciso compreender o que est√° por tr√°s das formas de pensar, sentir e agir de homens e mulheres comuns.

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira