Ensaios sobre as abelhas da região Neotropical: Homenagem aos 80 anos de Danuncia Urban
Autor: Antonio J. C. Aguiar, Rodrigo B. Gonçalves, Kelli S. Ramos (Orgs.)
Área: Ciências Biológicas
Ano de publicação 2015

Este livro traz estudos de 38 pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras, reunidos em homenagem aos 80 anos de vida de Danuncia Urban, 60 dos quais foram dedicados à pesquisa entomológica. Sua grande contribuição ao conhecimento da diversidade de abelhas pode ser contabilizada em números de espécies descritas, mais de 300, sendo a mais produtiva pesquisadora da área de taxonomia do Brasil. Porém, sua importância não se resume ao número de espécies, pois Danuncia se dedicou inteiramente à realização de estudos completos, com a revisão taxonômica minuciosa de diversos grupos de abelhas, tendo contribuído ainda com a formação de inúmeros sistematas no Brasil e com a consolidação da pesquisa em entomologia também no Brasil. Tudo isso com muita dedicação e um carisma reconhecido por todos os seus alunos e colegas.