Paisagem Sonora do Boi de Mamão Paranaense: Uma Geografia Emocional
Paisagem Sonora do Boi de Mamão Paranaense: Uma Geografia Emocional
Autor: Beatriz Helena Furlanetto
ISBN: 9788584801091
Área: Artes e Música
Páginas: 192
Ano de publicação 2017
Preço: R$ 30,00

Com este trabalho, Beatriz Helena Furlanetto fornece um exemplo de estudo que se refere à paisagem cultural e emocional. Dialoga com os lugares do litoral do Paraná, tecendo-os de valores e símbolos. Explora o seu caráter, no qual se entrelaçam fatos concretos, mas também ideias, imagens, visões, mitos. Sua atenção se volta, principalmente, para os eventos musicais que constituem o patrimônio de conhecimentos, informações e impressões relacionadas aos habitantes da orla paranaense. Isso porque a paisagem investigada por Beatriz é uma paisagem sonora na qual geografia e música encontram a sua integração. Ela associa, assim, as duas grandes paixões da sua vida, que são também a área da sua prática profissional: o estudo da Terra e o entusiasmo pela expressão musical.

Numerosas são as facetas abordadas no desenvolvimento do trabalho. Nele, a sensibilidade da autora se vale da riqueza e variedade de pontos de vista a partir dos quais a realidade pode ser considerada. Ela tece artes e conhecimentos para decifrar, de uma forma completamente original, o sentido dos lugares, dando substância à sua pesquisa. Um vasto repertório de imagens contribui para conferir cor e calor a argumentos e conceitos.

Como conclusão, pode-se afirmar que muitas são as qualidades deste trabalho, que propõe a geografia como inspiração de arte, e a arte como valorização geográfica.

 

Giuliana Andreotti




Editora Universidade Federal do Paraná
Rua João Negrão, 280 - 2º andar
CEP: 80010-200 - Curitiba - Paraná
Tel.: (41) 3360-7489