Trincheiras, Resistências e Utopias Pedagógicas: Escolas alternativas em Curitiba durante a Ditadura Militar
Autor: Maria Rosa Chaves Kunzle
Área: Educação, História
Ano de publicação 2018

Neste instigante estudo que entrelaça História, Memória e Práticas a autora nos proporciona um contato no espaço/tempo com o cotidiano de algumas escolas denominadas “alternativas”: Oca, Oficina, Raphaël Hardy e o Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Ao focar o seu olhar investigativo na idealização e práticas dessas quatro escolas, no período militar (1965-1986), sua pesquisa vai além do que comumente acontece no chamado “espaço da escola”. A autora busca nos relatos de uma “memória militante” e numa vasta pesquisa documental entender também a ação dos idealizadores de tais escolas. Isso, desde o enfrentamento político particular à época, passando pelas intervenções policiais que afetaram as suas vidas pessoais, até a experiência corajosa e concreta das escolas que projetaram.

Com base nas reflexões de Michel Foucault e Michel de Certeau, o seu trabalho procurou detectar na experiência dessas Escolas Alternativas uma ação cultural em movimento, que se mostrou capa de provocar contestação e resistência à educação formal em pelo menos três aspectos: na organização do espaço e tempos escolares; nas discussões de gênero, família e moral; e nos debates sobre liberdade e limites.

A partir da ótica desses revolucionários educadores, a autora nos mostra como eles tentaram colocar em prática o sonho de um mundo mais solidário, mais livre e de uma escola que pudesse também contribuir para construir o novo. Sonho este, em parte, partilhado pela autora, que como militante de escola pública se dedica para que um pouco desse ideal se concretize na educação brasileira.

Será que o esforço de tais militantes da década de 1980, para construir uma nova maneira de ensinar e de pensar a escola, criou ressonância? Será que tal sonho reativo a uma época de limitações ditatoriais conseguiu forjar uma prática mais livre? A resposta está nas entranhas deste livro intenso, pessoal e deliciosamente rebelde.

Serlei Maria Fischer Ranzi