Títulos da Editora Fiocruz são vendidos na Livraria do Campus Politécnico

“Políticas e Sistema de Saúde no Brasil”, “Caminhos do Pensamento: epistemologia e método” e “Cuidar, Controlar, Curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe”, da Editora Fiocruz, são alguns dos títulos que já podem ser adquiridos na Livraria da Editora UFPR, Campus Politécnico.

Confira abaixo os detalhes de cada livro e aproveite!

capa_politicasesistemadesaude_topo

Políticas e Sistema de Saúde no Brasil
Organizadores: Lígia Giovanella, Sarah Escorel, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, José de Carvalho Noronha, Antonio Ivo de Carvalho

Como desconhecer o que é a política de saúde, o que é o Sistema Único de Saúde (SUS), os determinantes sociais, as condições de saúde e as desigualdades do acesso no Brasil? Esta obra consolida o conhecimento crítico sobre o sistema de saúde brasileiro produzido ao longo dos últimos trinta anos. Conhecimento militante na defesa do direito universal à saúde e do acesso aos serviços de um sistema nacional de saúde de qualidade para todos e de políticas de saúde que promovam a redução das desigualdades sociais. Um livro didático e de referência que inclui os eixos de análise individual/coletivo, clínico/epidemiológico e público/privado, além de congregar autores com experiência na gestão de serviços e do próprio sistema, nos três níveis da federação. A construção do SUS há muito deixou de ser obra exclusiva de intelectuais capazes de ler em língua estrangeira. Temos ‘construtores’ que lêem na realidade concreta dos serviços e da gestão, e que participam ativamente do complexo processo de construção cotidiana da saúde.

capa_caminhosdopensamento_topo
Caminhos do Pensamento: epistemologia e método
Organizadoras: Maria Cecília de Souza Minayo, Suely Ferreira Deslandes

Durante anos, os estudos sobre a saúde da criança e da mulher estiveram vinculados a uma ótica que não as percebia como protagonistas das situações – a mulher era vista apenas como mãe e a criança tinha sua subjetividade ignorada. Caminhos do pensamento: epistemologia e método é o primeiro livro da Coleção Criança, Mulher e Saúde que traz ao debate algumas temáticas consideradas base de toda ação de pesquisa e desenvolvimento. A coletânea reúne autores que discutem a relação entre teoria e método, construção de conceitos e a possibilidade de aplicação da ciência na melhora da qualidade de vida. Tudo isso faz deste livro um excelente objeto de pesquisa, ideal para alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e leitores interessados na inserção da criança e da mulher nos estudos sobre clínica médica, ciências sociais e humanas, ciências básicas e saúde coletiva.

capa_cuidarcontrolarcurar_topo

Organizadores: Gilberto Hochman, Diego Armus

Traz um conjunto variado de ensaios representativos das atuais – e diversas – tendências historiográficas a respeito dos discursos e das práticas sociais que, em diferentes cenários latino-americanos e caribenhos, organizaram-se em torno de questões relativas à saúde e à doença. A intenção é pôr em evidência aspectos relevantes da experiência histórica dos países quanto a ações individuais e coletivas relacionadas à manutenção e à restauração da saúde, bem como ao cuidado, ao controle e à cura das doenças. A preferência pelo local e pelo específico não visa à mitificação das práticas culturais, pois, nas abordagens aqui desenvolvidas, os eventos históricos alcançam significado num quadro de referência mais amplo. Assim, os temas da saúde e da doença se entrelaçam com outras realidades coetâneas: penetração e avanço de formas capitalistas, mudanças do perfil demográfico e acelerada urbanização, formação material e simbólica dos estados nacionais, dinâmicas socioprofissionais, dentre outros. Os artigos selecionados apresentam o que há de melhor nas análises históricas sobre saúde e doença em nossas regiões, e certamente são, desde já, leitura obrigatória para profissionais, professores e estudantes das áreas de saúde coletiva, história, medicina, ciências sociais e humanidades.