Um Escritor na Biblioteca – Luci Collin

Luci Collin

Experimental é uma palavra que costuma ser associada ao nome de Luci Collin. Afinal, a escritora curitibana, autora de 13 obras, diz gostar de ultrapassar barreiras e quebrar regras enquanto produz um texto literário. Ela foi a quinta convidada do projeto “Um escritor na Biblioteca” em 2013, no encontro mediado pela jornalista Mariana Sanchez. Luci estreou com o livro de poesia Estarrecer (1984) e seguiu a escrever e a publicar poemas durante mais de uma década. Em 2004, Inescritos revelou contos com uma linguagem apuradíssima. Vozesnumdivertimento e Acasos pensados, ambos de 2008, confirmaram a opção da autora pelo conto inventivo. Luci foi selecionada, pelo escritor Luiz Ruffato, para a coletânea 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira. “Quando entendi que a minha natureza é de artista, não soube, de imediato, qual seria a linguagem com a qual eu conseguiria me expressar. Fui para a música e depois cheguei à literatura. Mas, desde sempre, a minha natureza sempre foi essa, a literária, bastava apenas eu descobrir”, comentou, durante o encontro, a autora, que tem formação musical e atua como professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Luci falou sobre a sua iniciação na leitura, com apenas 4 anos, e ressaltou a importância da Biblioteca Pública do Paraná em sua formação. “Lembro das primeiras vezes em que vim à BPP para fazer trabalhos, afinal, antigamente não tinha internet. Íamos a bibliotecas para pesquisar em enciclopédias e tudo mais, e isso foi muito emocionante para mim. Estando aqui, eu via as pessoas saindo com livros nos braços, e não entendia. Achava que não podia tirar os livros. Nunca tive coragem de fazer uma carteirinha da BPP”, disse a autora do romance Com que se pode jogar(2011) e do recém- publicado livro de poemas Trato de silêncios.
Clique aqui e confira os principais momentos do bate-papo.
(Fonte: Cândido/BPP)
Luci