Blog

Resenhas do livro: Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas

19/04/2021 10:57:51

Neste postagem você pode acessar duas resenhas do livro Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas,  de Linda Smith e traduzida por Roberto G. Barbosa.

A primeira de:

Linda Osíris González Cárdenas –  Mestre em Antropologia pela UFPR e bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana pela UNILA. Atualmente é estagiária no Conselho Indigenista Missionário (CIMI) - Regional Amazônia Ocidental.

“É justamente o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa maori – ou indígena, de forma ampla – que motivou a Linda Smith escrever “Descolonizando metodologias”, buscando apresentar e propor alternativas ao modelo de pesquisa ocidental, ressaltando espaços de resistência usados por pesquisadores indígenas, que trabalham com o passado, histórias, culturas, línguas e práticas sociais ocultas pela colonização, mostrando cada vez mais uma postura de autodeterminação e descolonização”. 

Clique aqui para ler mais a resenha 

E a Segunda de:

Felipe Sotto Maior Cruz – Pesquisador Indígena do povo Tuxá, doutorando em Antropologia Social (PPGAS/UnB), docente da  Universidade do Estado da Bahia (UNEB), BA, Brasil.

“Este trabalho, originalmente lançado em 1999, chega ao público brasileiro, depois de quase 20 anos, durante os quais tem se tornado, cada vez mais, uma referência indispensável para mim e outros pesquisadores indígenas ao redor do globo. O livro é particularmente bem-vindo no presente momento, pois, sobretudo nas duas últimas décadas, assistimos a um crescimento gradativo de estudantes indígenas em cursos de graduação e pós-graduação, nas universidades brasileiras”. 

Clique aqui para ler mais a resenha 

No ano de 2020 tivemos um encontro virtual para discutir mais sobre essa obra,  com a participação de Roberto Barbosa, tradutor do livro "Descolonizando Metodologias: pesquisa e povos indígenas" de Linda Smith, Douglas Krenak e de Linda González

Voltar