Editora UFPR tem três obras finalistas no Prêmio ABEU

01/10/2019 16:13:44

A Editora UFPR é finalista com três obras em duas categorias distintas na 5ª Edição do Prêmio ABEU. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (01 de outubro) pela diretoria da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e pela comissão organizadora da premiação.

Na categoria Ciências da Vida concorrem ao prêmio dois livros. O primeiro, “O equinócio dos sabiás: aventura científica no seu jardim tropical”, do autor Marcos Rodrigues, aborda sob o formato de crônicas o ciclo da vida em um jardim tropical.

O segundo livro, “Reabilitação nas ataxias: orientação multiprofissional aos pacientes, cuidadores e profissionais” de Hélio Afonso Ghizoni Teive, Lúcia Helena Coutinho dos Santos e Marise Bueno Zonta, apresenta várias modalidades de reabilitação e atividades alternativas e complementares, com capítulos com informações voltados ao paciente, a sua família e aos reabilitadores.

Já na categoria Tradução concorre a obra “Tiestes”, de Lúcio Aneu Sêneca, em tradução poética de José Eduardo S. Lohner. Trata-se da única peça completa que chegou da Antiguidade sobre o mítico conflito entre os irmãos Pelópidas: Atreu e Tiestes. Rivais em disputa pelo poder de Micenas, tornam-se inimigos, inimizade que envolve adultério na própria família, traição e terrível vingança.

Sobre o prêmio

De acordo com a ABEU, as editoras universitárias puderam submeter suas obras em 8 categorias: Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais Aplicadas, e Linguística, Letras e Artes – no que concerne a conteúdos; além de Projeto Gráfico, no que concerne ao produto final do processo editorial; e Tradução, que é uma novidade deste ano.

A ABEU objetiva, com essa premiação, incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos durante a cerimônia de entrega do Prêmio, no dia 22 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, R. Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo, SP.