Editora UFPR faz o lançamento de três livros de professores da UFPR

A Editora UFPR realiza três lançamentos de livros de professores da UFPR  nessa semana. No dia 31 de agosto, será realizado o lançamento do livro “Projeto e Paisagem Urbana: Ensaios de Projeto para a Ãrea Central de Curitiba†na Estufa no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR – Campus Centro Politécnico – Setor de Tecnologia, às 16h.

Também no dia 31 às 19h será lançado o livro Teorias e Políticas de Gênero na Contemporaneidade, no anfiteatro 100 do no Edifício Dom Pedro I.

Já na sexta-feira (01 de setembro) ocorre o lançamento do livro À margem do(s) cânone(s) II: pensamento social e interpretações do Brasil. O evento será no no Rock the Casbah R. Inácio Lustosa, 560 – São Francisco, às 18h.

Sobre os livros

Na obra Projeto e Paisagem Urbana: Ensaios de Projeto para a Ãrea Central de Curitiba, os organizadores Alessandro Filla Rosaneli e Paulo Marcos Mottos Barnabé reunem textos que expõem os esforços de se intervir na área central da metrópole de Curitiba e apontam caminhos e as práticas desenvolvidas nas disciplinas do curso de Especialização em Projeto e Paisagem Urbana do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, de 2010 a 2012.

post_facebook

Teorias e Políticas de Gênero na Contemporaneidade, das organizadoras Marlene Tamanini, Roseli Boschilia e Sônia Fátima Schwendler têm o propósito de denunciar a desigualdade de gênero, a discriminação e a invisibilização da mulher, e apresentar eixos reflexivos que são comuns aos desafios relacionados à implantação de novas políticas, capazes de superar modelos binários e etnocêntricos.

post_facebook

À margem do(s) cânone(s) II: pensamento social e interpretações do Brasil, dos organizadores Alexandro Dantas Trindade, Hilton Costa e Simone Meucci, é a segunda coletânea de um projeto que expressa o esforço metodológico, na área de Pensamento Social, História das Ideias e dos Intelectuais, de analisar ideias, autores e autoras que ficaram ora “à margem†do discurso corrente de seu tempo, ora “à margem†de agendas de pesquisas recentes no âmbito da sociologia, da historiografia e das ciências sociais. Desde o primeiro volume (publicado em 2013), reunimos contribuições de pesquisadores em diferentes momentos de maturação intelectual dedicados a compreender personagens pouco frequentados no panteão do pensamento social e político no Brasil, bem como interpretações e/ou visões de mundo que, outrora hegemônicas, caíram no esquecimento do registro acadêmico.