Editora UFPR tem três obras finalistas no Prêmio ABEU

A Editora UFPR é finalista com três obras em duas categorias distintas na 5ª Edição do Prêmio ABEU. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (01 de outubro) pela diretoria da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e pela comissão organizadora da premiação.

Na categoria Ciências da Vida concorrem ao prêmio dois livros. O primeiro, “O equinócio dos sabiás: aventura científica no seu jardim tropical”, do autor Marcos Rodrigues, aborda sob o formato de crônicas o ciclo da vida em um jardim tropical.

O segundo livro, “Reabilitação nas ataxias: orientação multiprofissional aos pacientes, cuidadores e profissionais” de Hélio Afonso Ghizoni Teive, Lúcia Helena Coutinho dos Santos e Marise Bueno Zonta, apresenta várias modalidades de reabilitação e atividades alternativas e complementares, com capítulos com informações voltados ao paciente, a sua família e aos reabilitadores.

Já na categoria Tradução concorre a obra “Tiestes”, de Lúcio Aneu Sêneca, em tradução poética de José Eduardo S. Lohner. Trata-se da única peça completa que chegou da Antiguidade sobre o mítico conflito entre os irmãos Pelópidas: Atreu e Tiestes. Rivais em disputa pelo poder de Micenas, tornam-se inimigos, inimizade que envolve adultério na própria família, traição e terrível vingança.

Sobre o prêmio

De acordo com a ABEU, as editoras universitárias puderam submeter suas obras em 8 categorias: Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais Aplicadas, e Linguística, Letras e Artes – no que concerne a conteúdos; além de Projeto Gráfico, no que concerne ao produto final do processo editorial; e Tradução, que é uma novidade deste ano.

A ABEU objetiva, com essa premiação, incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos durante a cerimônia de entrega do Prêmio, no dia 22 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, R. Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo, SP.




Editora Universidade Federal do Paraná
Rua João Negrão, 280 - 2º andar
CEP: 80010-200 - Curitiba - Paraná
Tel.: (41) 3360-7489