Lançamento: Reabilitação nas ataxias

Cerca de 50 profissionais de diferentes áreas da saúde lançam o livro “Reabilitação nas ataxias: orientação multiprofissional aos pacientes, cuidadores e profissionais” por meio da Editora UFPR no dia 5 de abril, às 10h, no hall do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A maioria dos autores atua no Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba, onde funciona um ambulatório exclusivo para atendimento de pacientes com ataxia, mas conta também com profissionais de outros centros. O ebook estará disponível gratuitamente online e os organizadores do livro são Marise Bueno Zonta, Lúcia Helena Coutinho dos Santos e Hélio Afonso Ghizoni Teive.
O termo ataxia, que literalmente significa desordem ou confusão, se refere à incoordenação motora e problemas de equilíbrio resultantes de uma série de doenças – já presentes ao nascimento ou que aparecem no decorrer da vida, intermitentes, crônicas, progressivas e não progressivas – que acometem o sistema nervoso. Segundo os autores do livro, o atendimento de pacientes com ataxia requer a participação de diferentes profissionais da área de saúde.
 
A obra foi organizada por uma fisioterapeuta, um neurologista e uma neuropediatra, com a participação de fisioterapeutas (áreas motora, respiratória, hidroterapia, equoterapia, esporte adaptado, dança, entre outras), médicos (neurologista, neuropediatra, oftalmologista, ortopedista, geneticista), terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
Serviço
Lançamento do livro “Reabilitação nas ataxias: orientação multiprofissional aos pacientes, cuidadores e profissionais”
Dia 5 de abril, às 10h
Local: hall do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR




Editora Universidade Federal do Paraná
Rua João Negrão, 280 - 2º andar
CEP: 80010-200 - Curitiba - Paraná
Tel.: (41) 3360-7489