Livro da Editora UFPR está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2019

A Editora UFPR é finalista do 61.º Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro, com a obra “Tiestesâ€, de Lúcio Aneu Sêneca, em tradução poética de José Eduardo S. Lohner, professor de Letras Clássicas da USP.  O livro está entre os 10 selecionados na categoria Tradução.

O professor da UFPR Guilherme Gontijo Flores, vencedor do Jabuti na categoria de tradução em 2014 pela obra monumental “Anatomia da Melancolia”, publicado pela Editora UFPR, também é finalista no prêmio deste ano, desta vem com o livro de poesia “carvão :: capim”, publicado pela Editora 34.

Neste ano, a premiação recebeu 2.103 inscrições, número 11% maior que em 2018, em 19 categorias.

Segundo a Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio ainda terá ainda uma segunda apuração, no dia 31 de outubro.  Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 28 de novembro, na cerimônia de premiação, que será realizada no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Prêmio Abeu

Tiestes também é finalista da 5ª Edição do Prêmio ABEU. A obra concorre na Categoria Tradução. O resultado foi divulgado na última terça-feira (01 de outubro) pela diretoria da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e pela comissão organizadora da premiação.

Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de entrega do Prêmio, no dia 22 de novembro, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.

Sobre a obra

Tiestes é a única peça completa que chegou da Antiguidade sobre o mítico conflito entre os irmãos Pelópidas: Atreu e Tiestes. Rivais em disputa pelo poder de Micenas, tornam-se inimigos, inimizade que envolve adultério na própria família, traição e terrível vingança.

O tradutor desta obra manteve em versos portugueses a variedade métrica dos versos latinos, com o que preserva a variação rítmica, que é um dos principais fatores do caráter espetacular de toda tragédia.