Livro “Jaguareté: O Encontro” está disponível para venda

Atendendo a pedidos de seu público, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) e a Editora UFPR oferecem para venda a primeira reimpressão do livro de RPG “Jaguareté: O Encontro”.  A edição inclui escudo do mestre, mapa e um dado de dez faces. O kit pode ser adquirido pelo website da Editora e na livraria da Editora UFPR em Curitiba (Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II, térreo)​ com 20% de desconto para alunos da UFPR e professores das redes privadas e públicas de ensino. O livro também está disponível no MAE ​em Paranaguá (Rua XV de Novembro, 575 – Centro histórico) com 20% de desconto para visitas a partir de 23 de janeiro de 2018, enquanto durarem os estoques.

“Jaguareté: O Encontro”, é um RPG (Role Playing Game, traduzido como Jogo de Interpretação de Personagens) ambientado no período do primeiro contato entre os europeus e os povos nativos ocupantes do território que viria a ser chamado de Brasil. Diferente de outros RPGs que já abordaram o assunto, o material produzido pelo Museu inova por focar a visão de mundo das etnias indígenas que aqui viviam e pelo rigor acadêmico do conteúdo.

A elaboração do produto constituiu uma das ações educativas desenvolvidas durante os últimos anos pelo MAE-UFPR. A construção do cenário e dos personagens exigiu um amplo trabalho de pesquisa com fontes etno-históricas e etnográficas para a recriação, tão aproximada quanto possível, das cosmologias e práticas sociais dos diversos grupos étnicos presentes no Brasil Colonial. Assim, animais, seres míticos, corporalidades, faces, vestimentas, armas, habitações, enfeites, práticas curativas, encantamentos, remédios e venenos foram cuidadosamente pensados, desenhados e narrados em suas relações cotidianas neste livro.

Segundo Fábio Marcolino, idealizador e produtor cultural do projeto, o RPG é uma ferramenta pedagógica interessante para a imersão em uma cultura diferente da nossa, pois possibilita enxergar o mundo com outros olhos. O jogo foi desenvolvido por alunos bolsistas de graduação das áreas de ciências sociais, história, design e artes visuais participantes de projetos de extensão universitária do MAE, orientados pela então chefe da Unidade de Etnologia do MAE-UFPR e professora do Departamento de Antropologia da UFPR (DEAN-UFPR) Laura Pérez Gil (atual diretora do MAE) e pela historiadora do MAE-UFPR Bruna Marina Portela.

“Apesar de esse encontro [entre europeus e indígenas no século XVI, onde está ambientado o jogo] ser um encontro interétnico, nós tentamos dar uma ênfase à perspectiva indígena. Como estes indígenas estão no mundo? Como se relacionam com os outros? Como é o ambiente no qual eles vivem? Nós tentamos trazer um pouco desta perspectiva que geralmente não está presente na escola.” disse a professora Laura Pérez Gil, durante o lançamento do Jaguareté em 2014.

O livro produzido pelo museu teve sua primeira tiragem de 2 mil exemplares distribuída gratuitamente para escolas de Curitiba e Região Metropolitana e universidades de todo o país.  Para consultar e emprestar esta primeira versão impressa, é possível visualizar neste mapa, que mostra todos endereços de bibliotecas para as quais as publicações do MAE foram enviadas. Além disso, é possível baixar e ler online gratuitamente o Jaguareté: O Encontro pelo Issuu e também baixar gratuitamente na página da Editora o PDF do Livro do Professor, suplemento do Jaguareté que guia seu uso em sala de aula.

Serviço:

“Jaguareté: O Encontro” disponível para venda

Valor: R$ 100,00

Como Adquirir:

– Pelo website http://www.editora.ufpr.br/portal/livros/jaguarete_o_encontro/

– Na livraria da Editora UFPR em Curitiba (Rua Dr. Faivre, 405, Edifício D. Pedro II, térreo)​ com 20% de desconto para alunos da UFPR e professores das redes privadas e públicas de ensino.
– No MAE ​em Paranaguá (Rua XV de Novembro, 575 – Centro histórico) com 20% de desconto para visitas a partir de 23 de janeiro de 2018, enquanto durarem os estoques.

Além da leitura pelo ISSUU, é possível baixar tanto o PDF do livro “Jaguareté: O Encontro” quanto o seu suplemento “Livro do Professor” pelo site da editora nas descrições dos catálogos dos livros.

Superintendência de Comunicação Social-UFPR