Editora UFPR na Feira de Frankfurt 2013

A Editora UFPR, em parceria com a Abeu – Associação Brasileira de Editoras Universitárias e a Fundação Araucária, esteve presente na Feira do Livro de Frankfurt, o maior encontro mundial do setor editorial, que ocorreu de 9 a 13 de outubro.

O evento atrai anualmente mais de 7.000 expositores e 280.000 visitantes e, desde 1988, sempre um país é convidado para apresentar sua literatura nacional e, neste ano, o Brasil foi o país homenageado.

“Queremos mostrar em Frankfurt como é a produção cultural no Brasil hoje, o que acontece não só na literatura, mas também no cinema, no teatro, na música”, disse Jürgen Boos, diretor da Feira de Frankfurt. Ele destaca também que o maior benefício para os países homenageados costuma ser um aumento significativo no volume de traduções de suas produções literárias e vê com bons olhos a promessa do governo brasileiro de aumentar, ainda este ano, de 20 para 100 as bolsas anuais de fomento à tradução da Fundação Biblioteca Nacional. “A tendência é até 2013 o número de traduções crescer muito mais.”

O anúncio da auspiciosa escolha obteve enorme repercussão, tanto na imprensa nacional quanto na imprensa internacional.

A participação do Brasil na Feira de Frankfurt se deu por meio dos ministérios da Cultura e Relações Exteriores, FBN, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Câmara Brasileira do Livro, com apoio da Embratur, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Sesc São Paulo.

 

Frankfurt em números:

• 561 eventos realizados em Frankfurt e arredores, relacionados ao Brasil;

• 226 eventos foram promovidos diretamente pelo Comitê Organizador Brasileiro;

• Cerimônia de abertura no Pavilhão Brasileiro – 1.800 pessoas;

• Programa literário – 4.330 pessoas em 72 eventos;

• Pavilhão Brasileiro – mais de 60.000 visitantes nos cinco dias.

Estande Coletivo

• As editoras – 165 casas de publicação – com 3.360 reuniões em cinco dias;

• Degustação – 7.500 pessoas em cinco dias;

• Encontros Literários – 4.560 pessoas em 32 eventos.

Fora da Feira

• Shows de Música – cerca de 7.000 pessoas em 17 shows com 11 diferentes grupos musicais / DJs;

• Teatro – 6.050 pessoas em 12 execuções / performances e 42 apresentações;

• Mesas redondas/Palestras – 335 pessoas durante três dias de oficinas;

• Filmes – 900 pessoas assistiram a nove filmes;

• Mesas redondas literárias fora da exposição – 8.350 pessoas em 167 eventos.

 

Fonte: Ministério da Cultura

 

oglobo2 oglobo1  01

02 03 04




Editora Universidade Federal do Paraná
Rua João Negrão, 280 - 2º andar
CEP: 80010-200 - Curitiba - Paraná
Tel.: (41) 3360-7489