Lançamentos durante o 24º Festival de Inverno da UFPR – 20/07

Três livros da Editora UFPR serão lançados durante o 24º Festival de Inverno da UFPR, que acontece de 19 a 26 de julho de 2014, em Antonina/PR: “Antonina dos meus dias – Revisitada (Segunda edição/Autor: Eduardo Nascimento), “Do Som ao Sinal – História da notação musical” (Autor: Jean-Yves Bosseur – Tradução: Marco Aurélio Koentopp) e “Museu dos instrumentos Musicais – MIMU” (Organizador: Juarez Bergmann Filho).

O evento de lançamento será no próximo domingo, 20/07, 11:30 da manhã, na ONG Ademadan, localizada na praça Coronel Macedo, 316 – Antonina/PR. A abertura do evento será às 10:00, com palestra do coordenador do curso de Tecnologia em Luteria da UFPR, profº Juarez Bergmann Filho, organizador do livro “Museu dos Instrumentos Musicais (MIMU)” e os lançamentos acontecerão na sequência.

Participe!

 

Confira abaixo mais informações sobre os livros:

Antonina dos meus dias_Nova versão

Antonina dos meus dias – Revisitada (Segunda edição) Autor: Eduardo Nascimento

A pessoa e o trabalho artístico de Eduardo Nascimento merecem simpatia e respeito por apresentarem não apenas um registro turístico, técnico e artístico, mas algo que lhe é muito caro e familiar: o retrato íntimo de sua própria terra e de sua gente. Usando a câmara, ele nos traz pedaços do seu vivido presente/passado, reafirmando conceitos preservacionistas ao denunciar o lento e progressivo desaparecimento de uma cidade-documento, ante os olhos impassíveis ou impotentes de seus próprios conterrâneos. Eduardo é antoninense que vive intensamente sua cidade, sofre com suas dores e exulta com suas alegrias. A máquina fotográfica é para ele um instrumento de relação com o meio, um modo de descobrir, revelar, registrar, denunciar, elogiar ou ufanar-se com a terra-mãe. As fotografias do Eduardo Bó falam que em Antonina ainda dá tempo de pensar, meditar, avaliar. A Natureza e a cidade não são oposições, mas composições para além do cenográfico. Para além da sofisticação elaborada, que denuncia a formação acadêmica do artista nos enquadramentos, composições de volumes e texturas, sombras, luzes e reflexos que podem beirar o impressionismo, está o retrato de uma Antonina deste profissional.

 

Museu de Instrumentos Musicais

Museu dos instrumentos Musicais (MIMU) Organizador: Juarez Bergmann Filho

O livro apresenta ao leitor o Museu de Instrumentos Musicais – MIMU, da UFPR. A ideia do MIMU surgiu naturalmente, em direta conexão com o pioneirismo da implementação do Curso de Tecnologia em Luteria da UFPR, primeiro deste tipo no Brasil, para que o curso pudesse organizar os instrumentos de produção própria e expô-los juntamente com instrumentos antigos, de forma a completar uma linha condutora didática, em ambiente expositivo-interativo até mesmo incluindo eventos musicais, com a utilização de instrumentos do MIMU. O livro inicia a Coleção Luteria, História e Cultura Musical.

 

Do Som ao Sinal

Do Som ao Sinal – História da notação musical Autor: Jean-Yves Bosseur – Tradução: Marco Aurélio Koentopp

O livro Du son au signe: Histoire de la notation musicale, de Jean-Yves Bosseur, nesta tradução inédita para o português do professor Marco Aurélio Koentopp, apresenta a história da notação musical ocidental desde suas origens, passando pela Idade Média, Renascença, Época Barroca, Classicismo, até a Época Contemporânea. Ao fim, brevemente, o livro também apresenta algumas notações além das europeias. “Do som ao sinal: história da notação musical†é o segundo volume da Coleção Luteria, História e Cultura Musical.

 




Editora Universidade Federal do Paraná
Rua João Negrão, 280 - 2º andar
CEP: 80010-200 - Curitiba - Paraná
Tel.: (41) 3360-7489