Blog

Concurso escolhe arte digital de estudante de Química para ilustrar capa da Agenda UFPR 2022

16/06/2021 21:36:45

Uma imagem digital criada pela estudante de Química Maria Jackeline Rodrigues dos Santos, de 23 anos, vai ilustrar a capa da Agenda 2022 da UFPR. A ilustração – que mostra Minerva, a deusa romana da sabedoria, cercada por uma série de elementos relacionados à ciência, à universidade e à pandemia da Covid-19 – foi selecionada por meio de um concurso que teve 71 inscritos e que escolheu mais 12 imagens, uma para cada mês do ano na agenda.

Promovido pela Editora UFPR, responsável pela edição da agenda anual da instituição, o concurso teve âmbito nacional e foi concebido como parte das celebrações dos 110 anos da universidade, em 2022. “É a primeira vez que fazemos um concurso assim para a agenda, bastante amplo: além de aceitar variadas linguagens das artes visuais, não havia limite de idade para participar”, diz a idealizadora e coordenadora da iniciativa, Maria Cristina Perigo.

As imagens deveriam retratar temas relacionados à ciência, à universidade e à pandemia. As vencedoras foram escolhidas por uma comissão que não teve acesso aos nomes dos autores. Maria Jackeline conta que soube do concurso pelas redes sociais, ao ser marcada por amigas em publicações sobre o assunto.

Aluna do 10º período de Química (licenciatura e bacharelado) na UFPR, ela conta que o gosto pela arte se manifestou há cerca de três anos: “Eu estava muito atolada de coisas da faculdade e queria um tempo pra mim. Percebi que gostava de pintar, e comecei com aquarelas”.

Durante a pandemia, por sugestão de amigas, ela passou a publicar no Instagram ilustrações relacionadas a temas científicos, com o objetivo de explicá-los de forma simples e, assim, contribuir para popularizar o acesso à ciência. Entre os temas já explorados na página (marttes_) estão “como funciona o olho humano”, “a química dos vagalumes” e “por que a melancia é vermelha”.

“Eu procuro explicar de forma lúdica conceitos complexos, principalmente de química, que é a minha área de domínio. Quero que todos vejam como a ciência é maravilhosa e o que a universidade produz”, diz Maria Jackeline. Outro objetivo da página é dar visibilidade a mulheres cientistas negras, como Alice Ball e Dorothy Vaughan.

As imagens

A autora da imagem que ilustrará a capa da Agenda UFPR 2022 conta que inspiração partiu de uma deusa da série de desenho animado Steven Universo, que seu irmão mais novo costuma assistir. A partir daí, ela chegou a Minerva como elemento central da ilustração e foi adicionando elementos relacionados à ciência, à universidade e à pandemia: “Coloquei vidrarias de laboratório, simbolizando a ciência; a vacina, que é a conclusão de todo o esforço dos cientistas durante a pandemia; e a logo da UFPR, como geradora do conhecimento”. Também compõem a imagem representações do ônibus Intercampi e do coronavírus, o mapa do estado do Paraná, um pinhão e o símbolo do Hospital de Clínicas da UFPR.

Além dessa imagem, foram selecionadas mais 12, entre fotografias, desenhos e outras produções. Cada uma ilustrará um mês do ano na agenda. Os autores dessas imagens são: Larissa Nunes da Costa, Giovana Villela Santos Victor, Lorenzo Martins Bonicontro, Heloisa da Silva Panuci, Natãmy Nakano, Lisa Yurie Oda, Ana Paula dos Santos Stonoga, Juan Henrique Stonoga, Silvana Weihermann, Luana Moraes Costa, Jayne Moreira Análio e Carolina Correia Alves.

A comissão julgadora decidiu conceder ainda menção honrosa a Thaís Yuri Murakami dos Santos, de 11 anos, estudante do 6º ano. Ela participou do concurso com um desenho que mostra o planeta Terra com máscara e dois braços, cada um carregando um cartaz: um com a inscrição “UFPR” e outro com desenhos de vacinas e do coronavírus.

“O mundo inteiro está na pandemia e a UFPR está fazendo bastante coisa, até o teste para uma vacina nova”, explica Thaís. Ela conta que quando soube do concurso, já quis participar: "Não é porque eu sou uma criança que eu não posso participar. Mesmo que não ganhasse, acho legal participar. Fiquei muito feliz com a menção honrosa".

Mais perto da comunidade

O diretor da Editora UFPR, professor Rodrigo Gonçalves, diz que se surpreendeu com a variedade de trabalhos inscritos, tanto no que diz respeito às técnicas utilizadas quanto ao perfil dos participantes. “O resultado foi muito satisfatório, uma vez que o concurso visava mostrar como as comunidades interna e externa veem a importância da universidade no combate ao anticientificismo e ao negacionismo. Ficamos felizes com a qualidade dos trabalhos premiados”, afirma.

“Foi uma ótima oportunidade de estreitar nossos laços com a comunidade, e uma forma de esses trabalhos, que de alguma maneira retratam também nossas angústias atuais, serem vistos e eternizados”, completa Maria Perigo.

Além de certificação emitida pela Editora UFPR, os autores das 14 imagens escolhidas receberão dez exemplares da Agenda 2022 UFPR e poderão escolher três títulos do catálogo da Editora UFPR.

Imagem de Maria Jackeline Rodrigues dos Santos

Imagem de Thaís Yuri Murakami dos Santos