Publique Conosco

Como publicar/2021


CONSULTE  O EDITAL 01/2021 PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS E PROPOSTAS DE TRADUÇÃO


Edital 01/2021 


Anexo I 2021 – Proposta de publicação  

http://www.editora.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/Anexo-I-2021-Proposta-de-publica%C3%A7%C3%A3o.docx

*caso o link não funcione, copie o link e cole na barra de endereço no navegador


Anexo II 2021 – Proposta de publicação de tradução

http://www.editora.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/Anexo-II-2021-Proposta-de-publica%C3%A7%C3%A3o-de-tradu%C3%A7%C3%A3o.docx

*caso o link não funcione, copie o link e cole na barra de endereço no navegador


Anexo III 2021 – Termo de entrega de Arquivo Final

http://www.editora.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/02/Anexo-III-2021-Termo-de-entrega-de-Arquivo-Final.docx

*caso o link não funcione, copie o link e cole na barra de endereço no navegador


ANEXO IV 2021 – Modelo de Contrato de Edição de Livro Impresso


ANEXO V 2021 – Modelo de Contrato de Edição de Livro Digital Gratuito


ANEXO VI 2021 – Modelo de Contrato de Cessão de Direitos de Tradução


ANEXO VII 2021 – Manual de Submissão de Originais e Traduções


ANEXO VIII 2021 – Fluxo submissão e edição


 

PERGUNTAS FREQUENTES 

  1. Quem pode publicar um livro pela Editora UFPR?

A Editora está aberta ao recebimento de originais para publicação e/ou tradução de qualquer proponente, independentemente de sua vinculação com o ensino superior. 

  1. Que tipo de livro a Editora UFPR publica?

É aconselhável que os proponentes examinem o catálogo da Editora antes de encaminhar um original, para avaliar se sua proposta se encaixa em nosso perfil editorial. Em linhas gerais, a Editora UFPR se dedica à publicação de textos acadêmicos, científicos e culturais, sem restrição a qualquer área do conhecimento. A Editora UFPR não publica literatura infanto-juvenil, infantil, poesia, romances, livros de culinária, auto-ajuda, e similares. No caso de textos literários, propostas de originais, reedições ou traduções serão aceitas quando apresentarem interesse acadêmico, primordialmente quando o proponente não for o autor, mas o editor/organizador/tradutor/crítico responsável por apresentação, introdução, notas, edição, tradução ou similares. Estes casos serão avaliados pelo Conselho Editorial.  

  1. A Editora UFPR publica teses e dissertações?

A partir de 2020, a Editora UFPR não recebe mais monografias, dissertações ou teses para avaliação, exceto nos casos explicitados no edital, ou seja, teses que tenham sido premiadas por sociedades científicas, associações de áreas e similares. 

  1. Qual o procedimento para o envio de originais?

Ver orientações no Edital vigente. 

  1. Como é feita a seleção dos originais?

Todos os originais e traduções submetidos à Editora são pré-examinados pela direção da Editora, que faz uma análise preliminar do material com vistas à adequação à política editorial por ela praticada. Uma vez pré-aprovada, a submissão é avaliada por pareceristas externos independentes, que são especialistas e/ou pesquisadores da(s) área(s) contemplada(s) pela obra a ser avaliada. Baseando-se nos pareceres e na análise do próprio original, o Conselho Editorial faz a seleção das obras a serem programadas e publicadas.? 

As propostas de tradução são examinadas por dois especialistas, um da área temática relacionada à submissão e outro especialista na língua de origem do texto de partida, a fim de avaliar a qualidade do texto traduzido. 

Nenhum livro é publicado pela Editora UFPR sem que o Conselho Editorial?– composto pela Direção da Editora e por um representante de cada Setor da UFPR?– assim decida. Isso significa que, mesmo obras que eventualmente possuam recursos para publicação –?sejam recursos pessoais ou de qualquer fonte de fomento –, somente passarão a integrar a programação da Editora da UFPR em caso de aprovação pelo Conselho Editorial. Nos casos em que a comunidade interna da UFPR deseje apenas a impressão do material, existe a possibilidade de encaminhar a proposta para a Imprensa UFPR, que procede de maneira mais ágil, sem necessidade de pareceres externos nem de avaliação por Conselho Editorial. Esses materiais não saem com ISBN nem selo da Editora UFPR. 

  1. Em quanto tempo será dada uma resposta?

O processo de avaliação por pareceristas ad hoc leva (em condições normais, isto é, fora do período de férias ou de suspensão de atividades por qualquer motivo) até 90 dias após o envio dos materiais; as propostas com pareceres suficientes são reunidas e analisadas pelo Conselho Editorial, que se reúne de 3 a 5 vezes por ano. A comunicação do resultado é feita por e-mail em até 48 horas após a sessão do Conselho. Verifique o fluxograma com todos os prazos completos no anexo VIII do edital. 

  1. Que tipo de resposta o autor pode obter?

O resultado final da avaliação poderá ser um dos seguintes: 

1- Proposta aprovada para inclusão na programação sequencial da Editora. 

2- Proposta com aprovação condicionada – quando o Conselho exigir ajustes no texto como condição para aprovação ou da inexistência de recursos para a proposta em questão; a critério do Conselho, o original pode passar por nova avaliação?do Conselho Editorial ou por uma fração deste, ou mesmo novamente por parecerista ad hoc?para verificação das alterações. Ou, no caso de impedimentos ligados a indisponibilidade orçamentária, a Direção da Editora UFPR entrará em contato com a/o proponente para discutir alternativas. 

3- Proposta não aprovada

  1. Quanto tempo leva para o livro ficar pronto?

A programação editorial considera a data em que o arquivo final, após recebida a resposta positiva do Conselho Editorial, dá entrada na Editora; no entanto, como são dezenas de títulos na fila de produção, os arquivos não são trabalhados imediatamente após a entrega, mas conforme a ordem de entrada estabelecida na programação. O edital estabelece o prazo máximo de 24 meses após a data de entrega do arquivo final para que o livro seja publicado.  

Na produção, o livro passa por uma primeira revisão geral, de texto e de formatação, à qual o/a proponente deve responder; com a resposta, o arquivo é ajustado; em seguida, é diagramado e passa por nova revisão, para ajustes já no formato livro; ganha capa, orelhas, quarta capa; é encaminhado novamente ao/à proponente, para verificação, e só então é enviado para impressão.  

A duração dessas etapas depende não só das características do texto, que pode exigir mais ou menos tempo de revisão e editoração, mas também da resposta dos proponentes e da programação de impressão, necessariamente atrelada ao orçamento anual da Editora. 

Verifique o cronograma de todas as etapas da publicação do livro e seus respectivos prazos e responsáveis no anexo VIII do Edital 01/2021. 

 

Se você tem uma dúvida ainda não esclarecida aqui, verifique o edital de submissão e, caso as dúvidas persistam, entre em contato conosco pelo email diretoria.editora@ufpr.br