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Como publicar/2019

CONSULTE  O EDITAL 01/2019 PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS E PROPOSTAS DE TRADUÇÃO

Edital 01_2019

Anexo I 2019 – Proposta de publicacão

Anexo II 2019 – Proposta de publicacão de traducão

Anexo III 2019 – Termo de entrega de Arquivo Final

ANEXO IV 2019 – Modelo de Contrato de Edicão de Livro Impresso

ANEXO V 2019 – Modelo de Contrato de Edicão de Livro Digital Gratuito

ANEXO VI 2019 – Modelo de Contrato de Cessão de Direitos de Traducão

ANEXO VII 2019 – Normas para conversa~o de monografias, dissertacões, teses e coletaâneas acadêmicas em livros

ANEXO VIII 2019 – Fluxo submissão e edicão

 

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Quem pode publicar um livro pela Editora UFPR?

A Editora está aberta ao recebimento de originais para publicação e/ou tradução de qualquer proponente, independentemente de sua vinculação com o ensino superior.

  1. Que tipo de livro a Editora UFPR publica?

É aconselhável que os proponentes examinem o catálogo da Editora antes de encaminhar um original, para avaliar se sua proposta se encaixa em nosso perfil editorial. Em linhas gerais, a Editora UFPR se dedica à publicação de textos acadêmicos, científicos e culturais, sem restrição a qualquer área do conhecimento. A Editora UFPR não publica literatura infanto-juvenil, infantil, poesia, romances, livros de culinária, auto-ajuda, e similares. No caso de textos literários, propostas de originais, reedições ou traduções serão aceitas quando apresentarem interesse acadêmico, primordialmente quando o proponente não for o autor, mas o editor/organizador/tradutor/crítico responsável por apresentação, introdução, notas, edição, tradução ou similares. Estes casos serão avaliados pelo Conselho Editorial.

  1. A Editora UFPR publica teses e dissertações?

As exigências acadêmicas feitas a um texto para aprovação diante de uma banca de defesa são diferentes daquelas que se impõem a um livro. As teses e dissertações se dirigem a um público específico e seguem normas estabelecidas pela instituição em que foram produzidas. Dessa maneira, um texto originalmente concebido e escrito como tese, dissertação ou monografias poderá ser publicado pela Editora UFPR caso seja efetivamente retrabalhado formal, teórica e linguisticamente, a fim de ser adequado à interlocução de um público mais amplo que aquele determinado pelo ritual acadêmico. Além disso, neste ano a direção da editora avaliará todas as propostas antes de encaminhar a pareceristas externos, utilizando critérios como relevância do original para a área de conhecimento, sua viabilidade técnica e econômica no formato livro, entre outras. De qualquer forma, a/o proponente deverá acatadas expressamente as sugestões editoriais constantes do anexo VII ao Edital 01/2019.

  1. Qual o procedimento para o envio de originais?

Ver orientações no Edital vigente.

  1. Como é feita a seleção dos originais?

Todos os originais e traduções submetidos à Editora são pré-examinados pela direção da Editora, que faz uma análise preliminar do material com vistas à adequação à política editorial por ela praticada. Uma vez pré-aprovada, a submissão é avaliada por pareceristasexternos independentes, que são especialistas e/ou pesquisadores da(s) área(s) contemplada(s) pela obra a ser avaliada. Baseando-senos pareceres e na análise do próprio original, o Conselho Editorial faz a seleção das obras a serem programadas e publicadas.

As propostas de tradução são examinadas por dois especialistas, um da área temática relacionada à submissão e outro especialista na língua de origem do texto de partida, a fim de avaliar a qualidade do texto traduzido.

Nenhum livro é publicado pela Editora UFPR sem que o Conselho Editorial – composto pela Direção da Editora e por um representante de cada Setor da UFPR – assim decida. Isso significa que, mesmo obras que eventualmente possuam recursos para publicação – sejam recursos pessoais ou de qualquer fonte de fomento –, somente passarão a integrar a programação da Editora da UFPR em caso de aprovação pelo Conselho Editorial. Nos casos em que a comunidade interna da UFPR deseje apenas a impressão do material, existe a possibilidade de encaminhar a proposta para a Imprensa UFPR, que procede de maneira mais ágil, sem necessidade de pareceres externos nem de avaliação por Conselho Editorial.

  1. Em quanto tempo será dada uma resposta?

O processo de avaliação porpareceristasad hoc leva (em condições normais, isto é, fora do período de férias ou de suspensão de atividades por qualquer motivo) até 90 dias após o envio dos materiais; as propostas com pareceres suficientes são reunidas e analisadas pelo Conselho Editorial, que se reúne de 3 a 5 vezes por ano. A comunicação do resultado é feita por e-mailem até 48 horas após a sessão do Conselho. Verifique o fluxograma com todos os prazos completos no anexo VIII do edital.

  1. Que tipo de resposta o autor pode obter?

O resultado final da avaliação poderá ser um dos seguintes:

1- Proposta aprovada para inclusão na programação sequencial da Editora.

2- Proposta com aprovação condicionada – quando o Conselho exigir ajustes no texto como condição para aprovação ou da inexistência de recursos para a proposta em questão; a critério do Conselho, o original pode passar por nova avaliação do Conselho Editorial ou por uma fração deste, ou mesmo novamente por pareceristaad hoc para verificação das alterações. Ou, no caso de impedimentos ligados a indisponibilidade orçamentária, a Direção da Editora UFPR entrará em contato com a/o proponente para discutir alternativas.

3- Proposta não aprovada.

  1. Quanto tempo leva para o livro ficar pronto?

A programação editorial considera a data em que o arquivo final, após recebida a resposta positiva do Conselho Editorial, dá entrada na Editora; no entanto, como são dezenas de títulos nafila de produção, os arquivos não são trabalhados imediatamente após a entrega, mas conforme a ordem de entradaestabelecida na programação. O edital estabelece o prazo máximo de 24 meses após a data de entrega do arquivo final para que o livro seja publicado.

Na produção, o livro passa por uma primeira revisão geral, de texto e de formatação, à qual o/a proponente deve responder; com a resposta, o arquivo é ajustado; em seguida, é diagramado e passa por nova revisão, para ajustes já no formato livro; ganha capa, orelhas, quarta capa; é encaminhado novamente ao/à proponente, para verificação, e só então é enviado para impressão.

A duração dessas etapas depende não só das características do texto, que pode exigir mais ou menos tempo de revisão e editoração, mas também da resposta dos proponentes e da programação de impressão, necessariamente atrelada ao orçamento anual da Editora.

Verifique o cronograma de todas as etapas da publicação do livro e seus respectivos prazos e responsáveis no anexo VIII do Edital 01/2018.

  1. Como funcionam as coleções?

As coleções são de iniciativa da Editora ou de organizadores – as propostas precisam ser detalhadas, justificadas e submetidas à aprovação do Conselho Editorial – e cada volume é avaliado como os demais originais ou propostas de tradução. Também é possível incluir um novo original ou tradução em coleções existentes. Atualmente são 9coleções aprovadas (veja detalhes em nosso site)

Coleção Arquitetura e Memória

Coleção Ciência & Império

Coleção Direitos Humanos

Coleção Estudos em Bioética

Coleção Infância: Educação Infantil, História, Cultura

Coleção Luteria, História & Cultura Musical

Coleção Semeando Novos Rumos/SembrandoNuevosSenderos

Coleção Dramas&Poéticas

Coleção Sonoridades do Audiovisual

Coleção Consumo & Comunicação

 

Se você tem uma dúvida ainda não esclarecida, entre em contato conosco pelo emaileditora@ufpr.br