Autor: Santos, Márcio Achtschin
Categoria: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Ano: 2022 |
Peso: 267g. |
Qtd Páginas: 178
Formato: 21,00 x 15,00 x 1,00
ISBN: 9786587448824
O poder em pedaços tem como proposta analisar as múltiplas relações de poder e as suas representações a partir do agrego, forma de trabalho que predominou na região mineira do Vale do Mucuri. Entre o final do século XIX e a metade do século seguinte, formou-se dentro de um território isolado dos grandes centros um ambiente de contrastes, repleto também de escassez. Proprietários rurais e agregados, cada um a seu modo, instituíram regras de convivência e valores, e daí construíram símbolos e mitos que deram diferentes formas ao imaginário tanto dos que tinham quanto daqueles que não tinham a posse da terra. Ao penetrar nos meandros desses vínculos sociais, o professor Márcio Achtschin Santos identifica e analisa como o poder se manifesta em diferentes áreas daquela sociedade fechada: na lida com o campo, nos folguedos, no jogo de retribuições entre vizinhos, nos rituais de morte e saúde, nas cantorias e na construção do imaginário, sem no entanto ignorar a narrativa que as classes dominantes constroem para si mesmas a fim de se legitimar sob os aspectos político e ideológico.
Peso: | 267 g. |
Páginas: | 178 |
ISBN: | 9786587448824 |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - CNPJ n° 75.095.679/0011-10 - Rua Ubaldino do Amaral, 321 - Alto da Glória - - PR
Atualizamos nossa política de cookies. Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita a nossa política de monitoramento.